Domingo, 08 de Setembro de 2024 09:29
21 980339041
Política Política

Sistema de alerta nacional contra desastres foi testado em Angra e Petrópolis

Célia Jordão, autora da Lei que estabeleceu a implementação da tecnologia no Estado do Rio, considera que a tecnologia pode salvar vidas

11/08/2024 10h05
Por: Carlos Larangeira
Sistema de alerta nacional contra desastres foi testado em Angra e Petrópolis

Neste sábado (10), foram realizados em nove cidades brasileiras, incluindo Angra dos Reis e Petrópolis, os primeiros testes do novo sistema de alerta de desastres naturais da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta. O programa utiliza a tecnologia Cell Broadcast para avisar a população, pelo celular, sobre os riscos de catástrofes, sem exigir cadastro prévio.

Durante a demonstração na tarde deste sábado, no município de Angra dos Reis, a seguinte mensagem apareceu na tela dos aparelhos: "Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência em ANGRA DOS REIS/RJ. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA".

A notificação apareceu em pop-up na tela dos celulares, se sobrepondo a qualquer outro conteúdo em exibição. Quando a tecnologia estiver efetivamente implementada, a população receberá os alertas da mesma forma, além de avisos vibratórios e sonoros, mesmo que o aparelho esteja em modo silencioso.

Apesar de ter sido apresentado pelo Governo Federal na última semana, o cronograma para a efetiva implementação do sistema no Rio ocorreu a partir da Lei Estadual 9.740/2022, de autoria da deputada Célia Jordão (PL), que criou o programa que hoje é referência nacional.

Em Angra, foi a deputada que disparou o alerta teste. "É com muito orgulho que, enfim, damos início aos trabalhos do Defesa Civil Alerta, um sistema que poderá salvar vidas, tanto as dos moradores de áreas de risco, quanto as dos visitantes e turistas que estiverem no local, já que não exige cadastro para que haja o recebimento dos avisos. Esse programa, que já ganhou proporção nacional, é uma inovação tecnológica e é essencial que seja lançado em todo o estado", afirmou a parlamentar.

O secretário municipal da Defesa Civil de Angra dos Reis, Fábio Júnior, considera que o projeto é um marco. "É um envio de mensagem em massa para a população, e esse projeto piloto vai se espalhar para o Brasil todo, sendo Angra referência para todas as Defesas Civis do estado e da União", disse.

Nos 11 municípios do Brasil, a tecnologia será testada durante 30 dias. Depois desse período, o governo fará os ajustes necessários para implementar o sistema em todas as cidades do Brasil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Niterói, RJ
Atualizado às 06h04
21°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 28°

22° Sensação
1.03 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/09)

Mín. 20° Máx. 29°

Tempo limpo
Amanhã (10/09)

Mín. 20° Máx. 29°

Tempo nublado
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias