A maternidade Paulino Wernek, na Ilha do Governador, foi visitada pelo candidato a prefeito de São João de Meriti, Léo Vieira (REP), que junto ao secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, vê a unidade pública como referência para reabertura de maternidade no município da Baixada Fluminense, que está fechada há sete anos.
A Maternidade do Morrinho foi fechada em 2017 pelo atual prefeito e médico obstetra Dr. João e, desde então, as grávidas de São João de Meriti são obrigadas a terem filhos em outros municípios, como Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.
"Tenho certeza que a cidade vai avançar na atenção básica e primária de saúde, vai avançar muito na maternidade. São João de Meriti merece e pode ter um prefeito de qualidade igual a você", destacou Daniel Soranz.
Léo Vieira informou que o programa Cegonha Carioca será implantado em São João de Meriti com a reabertura da Maternidade do Morrinho. O programa oferece transporte da gestante para a maternidade para realização do parto; distribuição de enxoval do bebê, além de visita guiada à maternidade de referência à gestante.
"A partir do ano vem, teremos o kit cegonha meritiense. Vamos reabrir a Maternidade do Morrinho, um município como São João de Meriti não pode ficar sem maternidade pública. É fundamental restabelecer o direito das grávidas terem seus filhos na cidade, não é promessa de campanha, é compromisso de vida", garante Léo Vieira.