Mas, nas últimas décadas o tema ganhou forma. Para tratar com clareza e abertamente sobre o tema, Unimed Leste Fluminense apoiou essa campanha e fechou o mês realizando uma série de atividades com o objetivo de alertar para a importância de promover ações e reforçar os cuidados com a saúde mental.
Foram desenvolvidos diversos tipos de dinâmicas de grupo para deixar claro e todos funcionem como multiplicadores da ideia, de que embora a campanha ocorra no mês de setembro, é fundamental que a prevenção do suicídio seja um trabalho contínuo ao logo do ano.
Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos, no Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios, afetando principalmente os jovens , e segue a tendência e estudos dos últimos 10 anos de que, nem mesmo os problemas de saúde mental são mais estigmatizados como antigamente . A discussão ganhou força com a Covid - 19 por conta das inúmeras mazelas provocadas pelo isolamento com muitos distúrbios, e casos de depressão.
Entre as atividades realizadas pelo Setembro Amarelo, foi desenvolvida uma “caixinha” com mensagens positivas para que os colaboradores pudessem ler quando necessário e assim proporcionar motivação e acolhimento a cada um deles.
Cuidados com a saúde e prevenção de acidentes
Além do Setembro Amarelo Unimed Leste Fluminense realizou a “Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho – SIPAT” com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho. As atividades ocorreram na Sede da empresa, em Niterói; no Hospital Leste Fluminense, em São Gonçalo; no SPA; em São Gonçalo; e no Hospital Itaipu, em Niterói. Foram abordados temas como: “Acidentes de Trabalho, Prevenção de Acidentes e o Impacto na Saúde Mental, Nutrição e Saúde Mental.
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 24°
Tempo nublado