O desempenho, somado a vitórias de candidaturas que foram abrigadas em outras legendas, mas que defenderam agendas próximas à encampada pelo partido, mostra que o campo bolsonarista sai fortalecido das urnas.
516 prefeitos, incluindo nas capitais Aracaju, Cuiabá, Maceió e Rio Branco, um vice na maior cidade do país, São Paulo, 4.957 vereadores, 43,1% mais do que em 2020.
Segundo Jair Bolsonaro “Esquerda levou sapecada monumental nas eleições municipais”, para o ex-presidente o resultado péssimo para a esquerda Brasileira é por causa da má gestão nos municípios em que já administrou.
De acordo com a ala bolsonarista, a eleição de 2026 passou pela eleição de 2024, sinalizando que quanto maior o número de vereadores e prefeitos eleitos alinhados com Bolsonaro, a chance do ex-presidente voltar ao poder seria maior, pois fortalecendo sua base nos municípios iria abrir caminho para Jair em 2026.
É a primeira vez em sua história que o PL conquista um grande número de prefeituras. Em 2020, o PL levou apenas duas prefeituras em municípios de grande porte. Em 2012 e 2016, quando ainda se chamava Partido da República (PR), venceu em duas e em quatro grandes cidades, respectivamente.
A disparada do PL nas Eleições 2024 tem relação com a filiação de Bolsonaro ao partido. O ex-presidente passou a integrar a legenda em novembro de 2021, enquanto ainda exercia o cargo de presidente do Brasil.
Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 28°
Chuvas esparsas