A Ilha da Conceição, em Niterói, está vivendo uma onda de envenenamento de cães que tem revoltado moradores e ativistas pelos direitos dos animais. O caso ganhou repercussão neste fim de semana, quando vídeos com cenas alarmantes de animais agonizando foram enviados ao vereador Daniel Marques, presidente da Comissão Permanente de Ambiente e Direitos dos Animais.
Nesta segunda-feira (12), Marques esteve pessoalmente na comunidade para exigir uma resposta rápida e eficaz das autoridades. Segundo ele, a situação é inadmissível em pleno 2025, e não haverá tolerância com os responsáveis por essa crueldade.
“Tem alguém envenenando e matando os cachorros aqui, e eu quero deixar um recado especial para você: você vai ser preso! A delegacia foi acionada, a ocorrência já havia sido registrada, estamos buscando imagens de câmeras e vamos identificar o responsável”, afirmou o vereador, em um vídeo publicado em suas redes sociais.
Além da ação policial, Marques também cobrou uma postura firme da Prefeitura de Niterói para controlar a população de animais na região. Ele destacou que, além dos casos de envenenamento, há relatos de cães atacando gatos, situação que também requer atenção imediata do poder público.
“Ou a Prefeitura assume a sua responsabilidade legal e entra com um plano de controle e manejo dos animais, ou entraremos com uma nova ação judicial. Se for preciso acionar a Justiça mais uma vez para que façam o mínimo, assim será feito”, concluiu o vereador.
A Comissão Permanente de Ambiente e Direitos dos Animais reafirmou seu compromisso com a proteção da vida animal e garantiu que acompanhará o caso de perto, exigindo a identificação e punição dos responsáveis, além da atuação efetiva do poder público para evitar novos casos de crueldade.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 32°
Parcialmente nublado