Em um cenário político cada vez mais acirrado, os pré-candidatos do partido AGIR em Niterói emitiram uma carta aberta repudiando a decisão do presidente nacional do partido, Daniel Tourinho, de apoiar a candidatura de Rodrigo Neves, do PDT, para a prefeitura da cidade. O grupo, composto por 18 pré-candidatos, afirmou que a decisão foi tomada sem consulta à executiva municipal e criticou a intervenção como um acordo espúrio entre a atual administração e a liderança nacional do partido.
O anúncio do apoio a Rodrigo Neves veio como um choque para muitos membros do AGIR em Niterói, que há meses estavam organizando suas bases em torno de um projeto de mudança, visando romper com a administração de Rodrigo Neves e seu sucessor, Axel Grael. Na carta, os pré-candidatos expressam que a intervenção de Tourinho contraria os princípios de transformação pelos quais vinham lutando e se comprometem a não seguir a orientação da liderança nacional do partido.
A carta dos pré-candidatos do AGIR destaca uma série de críticas à atual gestão municipal, apontando problemas como o aumento do número de moradores de rua, fechamento de comércios, e uma administração pública que consideram ineficiente e incompetente. Segundo eles, Niterói merece melhorias em áreas fundamentais como segurança, educação e saúde. Os signatários da carta argumentam que a cidade está abandonada e acusam a atual gestão de perpetuar práticas corruptas que têm prejudicado o desenvolvimento local.
Os pré-candidatos declararam apoio à candidatura do deputado federal Carlos Jordy (PL) como alternativa para promover as mudanças que acreditam serem necessárias para Niterói. Eles afirmam que não compactuarão com a “velha política” de acordos e negociatas e que a decisão de apoiar Jordy é um passo na direção de uma administração mais transparente e voltada para os interesses dos cidadãos.
Carlos Jordy, conhecido por suas posições conservadoras e críticas à esquerda, é visto pelo grupo como uma figura capaz de liderar Niterói em um novo rumo. Os pré-candidatos expressaram confiança de que Jordy irá priorizar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico da cidade.
A decisão dos pré-candidatos do AGIR de romper com a orientação nacional e apoiar Carlos Jordy é um sinal claro de que há divisões significativas dentro do partido em relação ao futuro de Niterói. Analistas políticos locais sugerem que essa ruptura pode ser um indicador de mudanças mais amplas no cenário político da cidade, especialmente em um momento em que muitos eleitores expressam descontentamento com a política tradicional.
Com as eleições se aproximando, a disputa pela prefeitura de Niterói promete ser intensa. Os pré-candidatos do AGIR afirmam que sua decisão é baseada em um compromisso com os eleitores e o desejo de trazer uma nova perspectiva para a administração da cidade.
A situação coloca o AGIR em uma posição complexa, com o potencial de influenciar o equilíbrio de poder nas próximas eleições. A aliança com Carlos Jordy pode fortalecer sua base conservadora e atrair eleitores que buscam uma mudança substancial na gestão de Niterói.
O desenrolar desse impasse político será observado de perto pelos moradores de Niterói, que estão ansiosos por mudanças que possam trazer melhorias tangíveis à cidade. Enquanto isso, os pré-candidatos do AGIR continuam a reafirmar seu compromisso com um futuro melhor para todos os niteroienses.
Carta aberta dos pré-candidatos do AGIR à população de Niterói
Repudiamos a decisão do presidente nacional do AGIR, Daniel Tourinho, de apoiar Rodrigo Neves (PDT), intervindo arbitrariamente na decisão da executiva municipal do partido.
Essa intervenção, sem consulta aos pré-candidatos, atende a acordos espúrios entre a atual gestão de Niterói e Daniel Tourinho. O partido estava organizado e pronto para apoiar um projeto de transformação de Niterói, rompendo com a administração Rodrigo Neves/Axel Grael.
Essa atitude contraria nossa luta contra a velha política de negociatas que domina Niterói há 12 anos. Nosso candidato NÃO É Rodrigo Neves!
Niterói merece qualidade de vida, segurança, educação de referência e um sistema de saúde eficiente. A cidade está abandonada, com aumento de moradores de rua e comércios fechados, evidenciando a incompetência da atual administração.
Não compactuamos com práticas corruptas que perpetuam o descaso. Reafirmamos nosso apoio à candidatura do deputado federal Carlos Jordy (PL) e nossa disposição em lutar contra os desmandos desse desgoverno.
Essa atitude covarde de Rodrigo Neves e Daniel Tourinho busca destruir os sonhos dos pré-candidatos do AGIR, assim como a atual gestão destrói os sonhos dos niteroienses, visando um projeto de poder que suga os recursos da cidade. Certamente esse foi mais um acordo com compromisso de sobrecarregar a máquina pública com mais secretarias para acomodar aliados.
Não negociamos votos por cargos ou promessas vazias que prejudicam a população. Nosso compromisso é com o povo de Niterói e o desenvolvimento da cidade.
Assinam essa carta os seguintes pré-candidatos:
1. Mariana Gomes
2. Miriam de Fátima
3. Eduardo Faria
4. Jordeci Peruggia
5. Eleine de Brito
6. Monique Machado
7. Juan Alves
8. Elinho do Lava Jato
9. Nunes do Fonseca
10. Marcio Luiz Santos
11. Welber Assis
12. Maestro Marcio
13. Jorge Pires
14. Leo Perrot
15. DJ Babau
16. Júnior Ceará
17. Júnior do Karatê
18. Vinicius Tanner
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 24°
Chuvas esparsas